As entrevistas...cada vez mais recompensadoras!
Já faz parte da nossa rotina fazer contactos via email, ou telefónicos, com possíveis entrevistados. Depois disso, pomos os pés a caminho e lá vamos nós embaladas nas conversas de café, lanche, escritório ou almoços com pessoas que nos oferecem o seu tempo e as suas visões.
A qualidade das entrevistas tem sido alvo da nossa análise, e a qualidade tem sido valorizada face à quantidade. Seguindo esta linha de trabalho estamos a falar com profissionais relativos a áreas associadas ao nosso modelo de negócio, bem como os clientes.
A semana passada foi muito direcionada ao marketing.
Abrimos as hostes com uma entrevista no local de trabalho de um director de comércio electrónico.
Através das suas questões incisivas mostrou-nos que deveríamos incidir o foco no que o nosso produto representa - excelência e status.
Resultado prático desta entrevista?
Reformulámos a forma de abordar a nossa ideia de negócio logo no sábado seguinte - uma ideia em 10 segundos.
Ainda no final da semana passada estivemos no Chiado, com uma profissional de marketing ligada à área da moda. A conversa foi sobretudo uma agradável aprendizagem, desde uma análise geral, a pequenos detalhes, nada foi esquecido.
Abordámos questões relativas à qualidade e características do produto, e como devem ser mostradas junto do consumidor. Os pequenos, ou diremos antes grandes detalhes, tais como garantias e inquéritos de qualidade, são fundamentais para manter o nível de satisfação do cliente e estar constantemente a receber o seu feed back.
Também não foram esquecidos pormenores mais práticos como forros de malas, as caixas, sacos, enfim, todo o branding...
Abordámos ainda a questão do logótipo que foi apreciado na sua sobriedade.
Os mercados estrangeiros e formas de os abordar foram um tema para ouvir e aprender.
Percebemos também que contar com consultoria neste sentido pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.
Esta semana iniciámos o ciclo de entrevistas com uma editora que integra um grupo jornalístico de referência.
Agradecemos-lhe o tempo dispensado e as todas as opiniões enquanto editora e consumidora.
De salientar as questões de abordagem à imprensa e a importância dos teasers.
A coerência do projeto e a importância de uma boa consultoria nesta área também ficaram patentes.
A concorrência também não foi esquecida, e neste caso, já falámos com designers de moda. Obtivemos um excelente feed back pela ideia e possibilidade quase infinita de fontes de inspiração.
Estamos agora a direccionar as próximas entrevistas para profissionais do calçado e marroquinaria. Os clientes esses são uma constante.
Na próxima semana estão já agendadas entrevistas com clientes e profissionais da comunicação ao nível da moda. O trabalho ainda agora começou!
Sem comentários:
Enviar um comentário